sexta-feira, 17 de julho de 2009

Livros antigos na Web

Para os apreciadores de livros antigos, existem na Internet diversos recursos a explorar. A maioria resulta de iniciativas de bibliotecas que digitalizam as suas colecções e as colocam na rede para facultar aos investigadores e ao público em geral cópias de documentos que, pela sua natureza, estão sujeitos a restrições de consulta. Assim, um património rico alcança um acesso e uma visibilidade universais. Desta vez, sugiro três sítios Web portugueses:

- A Biblioteca Nacional Digital, da Biblioteca Nacional de Portugal

- A Biblioteca Geral Digital da Universidade de Coimbra

- A Biblioteca Digital da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, dividida em dois núcleos importantes: a colecção de incunábulos e impressos raros (séculos XV e XVI) e a colecção de obras de teatro do espólio do professor, crítico, actor e encenador Osório Mateus.

Visitem e apreciem.
Bom fim-de-semana para todos.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

O índice dos bibliotecários da Califórnia

Outro motor de pesquisa que vale a pena explorar é o Librarian's Internet Index. Trata-se do resultado de um projecto iniciado na década de 1990 por Carole Leita, uma bibliotecária de referência do estado da Califórnia. Hoje, é um sítio Web financiado por este estado e mantido por bibliotecários, com mais de 20 mil entradas organizadas em 14 temas principais e cerca de 300 assuntos relacionados pelos quais se pode fazer browsing. Também existem várias modalidades de pesquisa avançada que podem ser úteis.

Todas as quintas-feiras, é enviada uma newsletter gratuita que inclui a descrição de sítios Web de qualidade, seleccionados e organizados pela equipa de bibliotecários envolvidos no projecto. Os interessados podem fazer a subscrição por e-mail ou vários canais RSS alternativos.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Wolfram|Alpha: motor de pesquisa e enciclopédia

A 30 de Abril de 2009, na Universidade de Harvard (EUA), foi apresentado um novo motor de pesquisa, baseado aquilo a que se chama “conhecimento computacional”. Chama-se Wolfram Alpha e foi descrito como uma ferramenta que “ouve” o utilizador e lhe oferece respostas em vez de propor fontes de informação.

De facto, enquanto o Google e outros motores de pesquisa tradicionais apresentam uma lista de páginas Web onde os utilizadores podem ir buscar informação relacionada com os termos pesquisados, o Wolfram Alpha analisa as nossas palavras e indica a informação considerada relevante. A pesquisa pode até assumir a forma de uma pergunta, desde que seja concreta (ex: qual é a maior cidade de Portugal?) e não abstrata (ex: qual é a melhor cidade de Portugal?). Depois de feita uma pergunta, o sistema processa as respostas recolhendo dados de várias páginas e bases que contenham unicamente informação relevante para essa pergunta em concreto.

Segundo o seu autor, o físico Stephen Wolfram, o projecto pode ser descrito como uma intersecção entre análise de conteúdos e as buscas genéricas na Internet, de modo a dar respostas, em vez de remeter para potenciais fontes de informação: “Tenta dar-nos informação útil com base naquilo que consegue processar (...) O objectivo é dar a toda a gente acesso a explicações ao nível de um perito”.

O Wolfram Alpha tem outras funcionalidades ligadas à matemática, algumas das quais o Google já possuía: faz cálculos complexos, traça gráficos relativos a fórmulas matemáticas, converte moedas e medidas, apresenta estatísticas e probabilidades. Mas o Wolfram serve também como uma enciclopédia interessante em áreas como a física, a química e a geografia. Por exemplo, se pesquisarem algo como “caffeine vs. aspirin”, é apresentada uma comparação dos dois compostos, incluindo fórmulas químicas a três dimensões e uma série de propriedades físicas e químicas.

Como seria de esperar, este motor de pesquisa ainda incide principalmente sobre o mundo anglo-saxónico e várias pesquisas em português que experimentei fazer não produziram resultados. No entanto, trata-se de um projecto em desenvolvimento e, à medida que for divulgado e ganhar utilizadores, poderá vir a ter uma versão portuguesa, como se verificou com o Google.

Em todo o caso, parece ser uma excelente ferramenta de processamento de dados, capaz de compreender o conteúdo das páginas e das perguntas do utilizador (em vez de procurar apenas palavras-chave), inovando sobretudo nas formas possíveis de apresentação das respostas. Perante a exigência crescente de boa informação online e a pressão para obtê-la em pouco tempo, o futuro da pesquisa na Internet pode passar por sistemas assim, que apresentam informação factual, de forma simples, extraída do universo vastíssimo e em constante expansão da Web.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

O Portal RCAAP

O Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) tem como objectivo a recolha, agregação e indexação dos conteúdos científicos em acesso aberto (ou acesso livre) existentes nos repositórios institucionais das entidades nacionais de ensino superior e doutras organizações com actividades de investigação e desenvolvimento.

A criação deste portal resulta de um protocolo de cooperação entre a Fundação para a Computação Científica Nacional e a Universidade do Minho. O seu objectivo é constituir um ponto único de pesquisa, descoberta, localização e acesso a milhares de documentos de carácter científico e académico distribuídos por inúmeros repositórios portugueses: artigos de revistas científicas, comunicações apresentadas em conferências, teses e dissertações. A lista dos repositórios agregados no portal pode ser consultada na página "Directório", sendo possível aceder directamente a cada elemento da lista.

A pesquisa pode ser simples ou avançada, por título, autoria, assunto ou qualquer palavra da descrição do documento. Também são disponibilizados filtros como a língua, o tipo de documento e a data ou intervalo de tempo. Em caso de dúvida, é possível consultar uma página de "Ajuda" bastante útil.
Toda a informação sobre o projecto RCAAP, bem como diversa documentação útil para diferentes tipos de público (docentes e investigadores, gestores de repositórios, público em geral) está disponível no site do projecto em: http://projecto.rcaap.pt.

domingo, 12 de julho de 2009

A Web invisível

A Web em geral é uma fonte de informação extraordinária, mas aquilo que encontramos através dos motores de busca normais é apenas uma pequena parte do que está disponível. É a "Web de superfície", assim designada por oposição à "Web profunda" ou "invisível". Esta inclui todo um conjunto de conteúdos que não são sistematicamente indexados e apresentados pela maioria dos motores de pesquisa, incluindo bases de dados de qualidade de acesso livre, úteis para quem procura informação científica e técnica.


De facto, estudos realizados já neste século, com destaque para o de Bergman (2001), indicam que mais de metade dos conteúdos integram bases de dados temáticas, onde a informação obedece a critérios prévios de avaliação e selecção, estimando-se que a sua qualidade seja 1000 a 2000 vezes superior à qualidade da informação disponível na "Web de superfície".


Por estes motivos, como profissional da área de Bibliotecas e Documentação e tendo como missão aproximar as pessoas da informação que procuram ou que tem para elas uma utilidade potencial, decidi criar este blogue. Aqui, divulgarei repositórios, portais, metapesquisadores e outros instrumentos de descoberta, além de algumas sugestões para o melhor aproveitamento do mais conhecido motor de pesquisa, o Google.


Espero que gostem e que não deixem de comentar.