quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Projecto IMAGO

Às vezes, deixamo-nos deambular pelos fios da Web sem destino certo e acabamos por fazer descobertas surpreendentes. É o caso do projecto que motivou este post e que decerto interessará a quem gosta de História, de manuscritos antigos e de Arte em geral. Trata-se do projecto IMAGO, um sítio sobre escultura e iluminura do Portugal medieval. Conforme está escrito numa das suas páginas, "o objectivo fundamental do projecto IMAGO, financiado pela fundação para Ciência e Tecnologia e integrado no Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, é contribuir, de uma forma faseada e sistemática, para a constituição de um centro de iconografia medieval portuguesa".

A quem visitar este sítio, recomendo que perca algum tempo a ler o texto explicativo que surge na página principal, para entender melhor todas as alternativas de pesquisa e tudo o que o projecto oferece. Vale a pena.

Um browser para a Medicina

Às vezes, quando fazemos uma pesquisa na Web, sentimo-nos um pouco perdidos, não pela ausência de resultados, mas pelo excesso. Como filtrar os resultados? Como distinguir o trigo do joio?
É nessas ocasiões que interessa conhecer motores de busca específicos que nos indiquem sítios seleccionados segundo critérios de qualidade. Um deles, concebido especialmente para a Medicina, chama-se MedicalMatrix e aponta apenas recursos que passaram pelo crivo de um grupo de especialistas. Além de ser uma boa ferramenta de pesquisa, constantemente actualizada, oferece assim uma fidedignidade que outros motores de busca mais generalistas não podem garantir.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Documentação Europeia

A UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - criou em 8 de Julho de 1999 um serviço que pretende proporcionar um acesso rápido e eficaz à informação europeia, disponibilizando-a em linha. Esta iniciativa levou à constituição do Centro Telemático de Documentação Europeia, que funciona em colaboração directa com os serviços de Informação da Comissão Europeia. A hiperligação que apresento encaminha para uma das páginas do Centro extremamente rica em fontes. Para quem procura emprego na União Europeia, as leis dos países que a constituem ou outra informação relacionada, este é um excelente ponto para iniciar a pesquisa.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Domínio Público

Imaginem um sítio na Web onde podem aceder gratuitamente a obras em língua portuguesa, desde histórias infantis a poemas de Fernando Pessoa ou traduções de Shakespeare, além de teses académicas, música popular ou erudita em MP3, vídeos de divulgação científica e quadros de artistas como Leonardo Da Vinci. Imaginem ainda que podem descarregar tudo para qualquer computador.
Esse sítio existe, chama-se Domínio Público e foi lançado em 2004 pelo Ministério da Educação do Brasil, com a finalidade de constituir uma biblioteca de referência virtual. Sem dúvida, vale a pena visitar.
Há algum tempo, foi anunciado que o Ministério da Educação brasileiro pretendia desactivar o serviço, dado o número de acessos ser reduzido. Até hoje, não aconteceu mas, para evitarmos que venha a acontecer, é importante divulgar esta ferramenta e, acima de tudo, usá-la.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Encontrar as pérolas...

Depois de um silêncio determinado por uma série de situações pessoais e profissionais, incluindo a conclusão do meu mestrado em Ciências da Documentação e da Informação, volto à escrita neste blogue. Retomando o tema do acesso em linha à literatura científica, gostaria hoje de divulgar o projecto OAIster. Trata-se de um catálogo criado pela Biblioteca da Universidade do Michigan, mais concretamente pelo Digital Library Production Service, que tem por objectivo desenvolver uma colecção gratuita e facilmente pesquisável de recursos digitais de teor académico que de outra forma seriam de difícil acesso. Estes recursos são recolhidos de repositórios institucionais, bibliotecas digitais e publicações periódicas em linha.

O nome OAIster é um trocadilho que envolve a sigla OAI (Open Access Initiative) e a palavra "oyster" (ostra), que tem pronúncia idêntica. A ideia, bem patente no sítio Web do projecto, é ajudar a encontrar as pérolas num mar de informação.