quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Actualização I

Num artigo anterior, referi um projecto intitulado "Librarian's Internet Index". Bem, as coisas estão diferentes agora em Janeiro, porque houve uma fusão entre este sítio e outro chamado Internet Public Library (IPL). O novo sítio chama-se IPL2 e pertence ao College of Information Science and Technology da Drexel University, mas várias instituições universitárias contribuem para o seu desenvolvimento e manutenção. O resultado é uma riquíssima fonte de informação.
A organização e as possibilidades de pesquisa são bastante claras. Se existirem dúvidas, em "Ask an IPL2 Librarian" é possível aceder a um formulário para fazer perguntas a um colaborador bibliotecário. No entanto, a leitura prévia das respostas às perguntas mais frequentes é recomendada.
O novo sítio também marca presença no Facebook e no Twitter, sendo possível seguir a sua actividade através destas ferramentas da Web 2.0.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Um motor de pesquisa para as Belas-Artes

Muitos museus têm belíssimos sítios Web, mas muitas obras não são expostas em linha. Para quem procura obras de arte que possa visualizar na Internet, existe um motor de busca chamado Artcyclopedia. Trata-se de uma base de dados criada pelo canadiano John Malyon que só contém recursos acessíveis em linha. De momento, indexa pelo menos 2.300 sítios Web de museus e galerias de arte, incluindo hiperligações para cerca de 180.000 obras de 8.500 artistas.
É possível realizar pesquisas por nomes de artistas ou de museus, bem como por títulos de obras de arte. Também há listas temáticas ou de popularidade, destaques diversos e hiperligações para outros recursos relacionados.