sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Biomedicina

A Flying Publisher é uma editora que disponibiliza livros gratuitos na área da biomedicina, em formato PDF.
Na área mais específica das doenças consideradas raras, existe muita informação disponível no sítio do Office of Rare Diseases Research.
Outro portal interessante e útil é TOXNET, da responsabilidade da National Library of Medicine dos EUA, que agrega bases de dados sobre toxicologia, produtos químicos perigosos, saúde ambiental e descargas tóxicas.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Qwiki - Enciclopédia interactiva

Descobri isto através do blogue das bibliotecas da Universidade de Aveiro, a quem agradeço:

"A Qwiki é uma base de informação construída em ambiente colaborativo (wiki) e que se distingue pela apresentação dinâmica dos conteúdos.
[...]
Esta wiki abrange mais de 3 milhões de termos de referência. Qualquer termo pesquisado será apresentado de forma dinâmica através de descrições em texto e sonoras, vídeos, mapas, imagens, assuntos relacionados, sugestões de páginas, opções de partilha, link permanente, etc."

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Para quem gosta de bibliotecas...

... a UNESCO tem um portal (UNESCO Libraries Portal) que reúne informação potencialmente relevante para bibliotecários e utilizadores de bibliotecas.

... Marshall Breeding, fundador e editor dos "Library Technology Guides", organiza um directório mundial de bibliotecas, chamado lib-web-cats.

Legislação ambiental

A Agência Portuguesa do Ambiente disponibiliza em linha um sistema de Informação Ambiental sobre Direito do Ambiente. Infelizmente, não se encontra actualizado desde o dia 31 de Março de 2010. No entanto, é bom saber que existe, pois pode ser útil.

JurisPedia

A JurisPedia é uma enciclopédia multilingue de direito, legislação e ciência política a nível mundial, organizada por instituições académicas. Os interessados podem criar uma conta e contribuir para o desenvolvimento deste projecto, adicionando artigos novos ou aperfeiçoando os já existentes. Actualmente, há 1.603 artigos em construção. A página principal contém, entre outras informações, a lista das instituições responsáveis. É possível efectuar vários tipos de pesquisa, incluindo por assunto e por país.

A Biblioteca de Charles Darwin

A Charles Darwin’s Library é uma reconstituição virtual dos livros ainda existentes que pertenceram a Charles Darwin. Esta coleção especial está incluída na Biodiversity Library e reúne cópias originais e materiais de outras bibliotecas. Contém ainda transcrições de anotações realizadas por Darwin nos livros. Logo na página inicial, são fornecidas instruções para tirar o melhor partido deste recurso.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Medicina de ontem e de hoje

Muita gente considera que a história da medicina é um tema fascinante. Para divulgá-la, a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA disponibiliza a partir desta página colecções históricas de livros e revistas científicas, manuscritos, fotografias e filmes. Os catálogos disponíveis, para pesquisar em linha ou imprimir, facilitam a descoberta de informação. Há também muitas outras hiperligações de interesse que merecem ser exploradas.
Por outro lado, quem quer acompanhar o que hoje se faz em medicina pode encontrar nesta página vídeos de cirurgias reais realizadas em centros médicos nos EUA. Os vídeos têm a duração de uma hora e estão em formato Flash. Para quem tem menos facilidade em compreender o inglês falado, são disponibilizadas transcrições dos vídeos em formato PDF.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Uma biblioteca digital infantil

Para estimular o gosto pela leitura nos mais novos, no âmbito do Plano Nacional de Leitura, foi criada a Biblioteca de Livros Digitais, que apresenta livros de autores consagrados e aprovados pelo Plano Nacional de Leitura de uma forma que reproduz o folhear de livros de papel.

A Biblioteca de Livros Digitais funciona em simultâneo como repositório de trabalhos realizados por pessoas interessadas em criar outros textos motivados pelos livros que leram. Segue, portanto uma filosofia de partilha típica da Web 2.0, estimulando a criatividade e agregando uma rede de ligações e canais RSS.

Quem se inscrever como membro da Biblioteca tem direito a 1 gigabyte para guardar os os seus textos e pode participar em vários concursos.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Bibliotecas Nacionais do Mundo

Agradeço à Biblioteca Nacional de Portugal a organização e disponibilização de um índice de bibliotecas nacionais de todo o mundo. É algo que vou sem dúvida explorar e divulgar.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Cartografia

Para quem se interessa por geografia, eis uma série de sítios Web dedicados à informação cartográfica:

- Google Maps (este é óbvio)
- Portal do Sistema Nacional de Informação Geográfica
- Map Quest
- Earth-Info
- Map Town
- Geography Network
- Get Mapping
- Geo Portals
- Yahoo Maps

Estes e outros recursos podem ser encontrados no Centro de Cartografia da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, que por si só também merece uma visita.