segunda-feira, 13 de julho de 2009

O Portal RCAAP

O Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) tem como objectivo a recolha, agregação e indexação dos conteúdos científicos em acesso aberto (ou acesso livre) existentes nos repositórios institucionais das entidades nacionais de ensino superior e doutras organizações com actividades de investigação e desenvolvimento.

A criação deste portal resulta de um protocolo de cooperação entre a Fundação para a Computação Científica Nacional e a Universidade do Minho. O seu objectivo é constituir um ponto único de pesquisa, descoberta, localização e acesso a milhares de documentos de carácter científico e académico distribuídos por inúmeros repositórios portugueses: artigos de revistas científicas, comunicações apresentadas em conferências, teses e dissertações. A lista dos repositórios agregados no portal pode ser consultada na página "Directório", sendo possível aceder directamente a cada elemento da lista.

A pesquisa pode ser simples ou avançada, por título, autoria, assunto ou qualquer palavra da descrição do documento. Também são disponibilizados filtros como a língua, o tipo de documento e a data ou intervalo de tempo. Em caso de dúvida, é possível consultar uma página de "Ajuda" bastante útil.
Toda a informação sobre o projecto RCAAP, bem como diversa documentação útil para diferentes tipos de público (docentes e investigadores, gestores de repositórios, público em geral) está disponível no site do projecto em: http://projecto.rcaap.pt.

Sem comentários:

Enviar um comentário