domingo, 12 de julho de 2009

A Web invisível

A Web em geral é uma fonte de informação extraordinária, mas aquilo que encontramos através dos motores de busca normais é apenas uma pequena parte do que está disponível. É a "Web de superfície", assim designada por oposição à "Web profunda" ou "invisível". Esta inclui todo um conjunto de conteúdos que não são sistematicamente indexados e apresentados pela maioria dos motores de pesquisa, incluindo bases de dados de qualidade de acesso livre, úteis para quem procura informação científica e técnica.


De facto, estudos realizados já neste século, com destaque para o de Bergman (2001), indicam que mais de metade dos conteúdos integram bases de dados temáticas, onde a informação obedece a critérios prévios de avaliação e selecção, estimando-se que a sua qualidade seja 1000 a 2000 vezes superior à qualidade da informação disponível na "Web de superfície".


Por estes motivos, como profissional da área de Bibliotecas e Documentação e tendo como missão aproximar as pessoas da informação que procuram ou que tem para elas uma utilidade potencial, decidi criar este blogue. Aqui, divulgarei repositórios, portais, metapesquisadores e outros instrumentos de descoberta, além de algumas sugestões para o melhor aproveitamento do mais conhecido motor de pesquisa, o Google.


Espero que gostem e que não deixem de comentar.


1 comentário:

  1. Tem um otimo conteudo sobre Deep Web neste site:

    http://regifelix.com/2012/12/19/deep-web/

    A deep web conteudo muita porcaria, mais se pesquisar pode encontrar algum conteudo importante que nao é listado nos sites de buscas como google.

    ResponderEliminar